sexta-feira, 1 de junho de 2012

Compartilhando processos: A Pedra

Conhecemos a biomecânica de Meyerhold através de uma oficina que realizamos junto ao Teatro de Maquinária, do RJ. Desde então,  os pressupostos deste russo (que diga-se de passagem transformou o teatro da primeira metade do século XX) tem sido integrado ao nosso treinamento, e mais do que isso, tem fomentado nossa produção.
Sob o olhar cinematográfico e sensivel da Maria Clara ( sim, nós temos uma garota audiovisual no grupo!) estamos encabeçando um video em alguns espaços da cidade.  Dessa forma, engendramos a biomecânica com outros dois eixos de pesquisa que ja possuímos: a intervenção urbana e a pesquisa com o lixo.

                                                                                Gravação na Avenida Independência dia 28/05.




                                                                      Gravação na Represa dia 28/05




"(...) entramos todos pelo grande portão que recebe diariamente uma dúzia, talvez duas, três (??), ou sabe se lá quantos catadores por dia. Sempre me sinto estranho em ambientes que não são os meus. Estar na Cooperativa me faz ficar inibido, tenho medo de parecer o 'garoto- branco-artista' tentando falar de problemas sociais. A Lis é a primeira pessoa que interage com alguem, ela diz um "olá" timido para um casal a esquerda do portão. Eles iniciam uma conversa conosco, enquanto reviram um grande saco contendo dezenas de garrafas pets."
( Diário de anotações do Henrique, 07/05).


Gravação na Cooperativa de Reciclagem, com os camaradas Rafael Carvalho
e Danilo Bracallentti nos dando suporte em 07/05.


O trabalho que Meyerhold desenvolveu ficou conhecido como a "Teoria Biomecânica". Nosso video é uma sequencia da partitura conhecida como "A Pedra". Esta ação faz parte dos "Dezesseis Estudos", um sistema de exercicios criado por Meyerhold que fazem o ator passar por todas as situações expressivas. Nesta ação, assim como as outras criadas por ele, existe a pretensão de transformar o corpo do ator em uma ferramenta, com os movimentos amplos, exagerados e tensos.
O contexto social em que Meyerhold viveu foi fundamental para a criação de sua obra. O teatro na pós revolução havia regredido muito, enquanto outros setores da sociedade soviética estavam em um processo rápido de industrialização. Meyerhold pensa que os mesmos fatores que estavam guiando a vida soviética deveria guiar o teatro também. Nesse sentido, ele se baseia nas metodologias cientificas que prevaleciam na indústria e na cultura soviética ( taylorismo e reflexologia) para criar uma nova forma de fazer teatro.










                                                                   Meyerhold’s production of Nikolay Gogol’s Revizor (The                                                                                 overnment Inspector), Moscow, 1926.            


Algumas curiosidades:

- Meyerhold foi morto pela ditadura stalinista;
- Meyerhold foi discipulo de Stanislavsky, integrando o Teatro de Arte de Moscou;
- Observando o movimento dos operários nas fabricas, Meyerhold formulou parte de sua teoria biomecânica, baseado no menor esforço e na precisão dos movimentos;
- Os trabalhos artísticos de Meyerhold estiveram banidos até 1955, até ser reabilitado pela antiga URSS;
- O video esta sendo gravado em 3 locações na cidade de Vinhedo: Cooperativa de Reciclagem, Represa e na Avenida Independência.
- Maiores informações voce encontra acompanhando nosso blog e também na pagina do Teatro de Maquinaria: www.teatrodemaquinaria.com

Abaixo, video do 1° dia de ensaio no qual retomamos a partitura da Pedra em 09/04:


Referências:

GORDON, Mel "A Biomecânica de Meyerhold" (in) The Drama Review (T57), 1973. Tradução Maria Elisabeth Biscaia Jhin

insurretosfuriososdesgovernados.blogspot.com.br

teatrodemaquinaria.com


Um comentário:

  1. Imagens que contam palavras... vocês tem ideia da expressividade da 1ª foto? Incrível a confluência de movimento em olhar, faixa de pedestre e os olhares que vem logo atrás de vocês.

    ResponderExcluir